Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de agosto de 2008

Googol, Google e Código de Trabalho...



Já o Chomsky (biólogo de formação) dizia que, até cerca dos 12 anos, a criança tem a possibilidade de aprender qualquer língua, sendo que a partir daí o faz, mas com sotaque.
O Manel, aprendiz de linguagens, do alto dos seus 15 meses, comunica verbalmente (e muito) com um "kaw" (parece "cão") universal: ele é gato, água, cão, o que esteja nos livros... E só não percebe quem não quer, que ele sabe bem expressar-se com linguagens emotivas (curioso, surpreso, cuidadoso, alegre, feliz...)...
Vem isto a propósito da reportagem que ontem vi no "Biography Channel" sobre o nascimento do "Google". Os jovens doutorandos Larry Page e Sergey Brin inventam um novo motor de busca muito mais amplo e rápido e decidem chamar-lhe "Googol": o "kaw" do sobrinho de 8 anos do matemático Edward Kasner... De facto, ao perguntar ao miúdo como chamaria ao maior número que ele imaginasse (tipo, "quantas areias tem o mar?), este respondeu-lhe sabiamente num som que o tio traduziu graficamente por "Googol" (1 seguido de 100 zeros, em Matemática, a partir de então). Os nossos jovens engenheiros, quando arranjam finalmente um patrocinador, ditam ao empresário "Googol" e ele escreve "Google" e assim fica registado como empresa.
Fico contente, porque sempre gostei do nome e não há nada mais sábio que utilizar a linguagem "virtual" e afectiva da criança para baptizar a "poesia da descoberta": um instante de alma e de sonho (a "bola colorida entre as mãos de uma criança" ou a "pedra filosofal", do poeta e investigador Gedeão).
E já agora, vale a pena investigar as condições de trabalho em que os empregados da Google (quase todos jovens licenciados) desenvolvem a sua criatividade... Aqui fica um link para uma pequena amostra, no Youtube... Empregado feliz, empresa de sucesso... Eles sim, os chamados "patrões" da Google é que sabem de "Código de Trabalho"!...

- Quem é o bébé mais lindo do mundo, quem é?...
- Kaw, kaw... (apontando o gato...)
- Gu...gle... gu...gle (dando os braços, ao tio...)

http://www.youtube.com/watch?v=Ik0T_O5FZNA


Sem comentários:

Enviar um comentário